Nossa História


Conhecer mais sobre a nossa história é se aprofundar também na própria trajetória do varejo no país. Por meio de nossas bandeiras, atuamos há mais de 85 anos com o compromisso de abastecer os lares brasileiros de maneira segura e responsável, contribuindo com o desenvolvimento social e econômico nas regiões onde estamos presentes. Nossa história tem início em 1935, com a abertura do armazém Bompreço no povoado de Serra do Machado, interior de Sergipe. Com o sucesso do negócio, a operação foi expandida para o Recife (PE) e assim surgiu, em 1966, a primeira loja de autosserviço do país.

Enquanto o Bompreço se consolidava no Nordeste, o Maxxi Atacado surgia na região Sul com a primeira loja no formato cash & carry do Brasil. No ano seguinte, a capital gaúcha ganhou uma nova opção de compra com o surgimento do primeiro hipermercado BIG, que na época ainda se chamava BIG Shop.

Outro importante marco do varejo nacional foi a chegada do Walmart ao Brasil, em 1995, com a inauguração do primeiro clube de compras do país, o Sam’s Club de São Caetano do Sul, na Grande São Paulo. Neste mesmo ano, a maior rede varejista do mundo inaugurava a primeira unidade do Walmart no Brasil, na cidade de Osasco (SP).

A operação cresceu com a aquisição das bandeiras Nacional (ano), Todo Dia (ano) e Mercadorama (ano) e ao longo dos últimos anos ampliamos a nossa presença no território nacional. Em julho de 2018, o Fundo de Investimento Advent adquiriu 80% do Walmart Brasil, e os 20% restantes ficaram para o Walmart INC. A partir dessa negociação, um novo capítulo de nossa história começava: a gestão de nosso negócio passava a ser independente e 100% local.

Assumimos este protagonismo buscando encantar e conquistar os consumidores brasileiros. Alcançamos resultados nunca vistos na história da empresa. Nossa principal missão agora é investir fortemente no atacarejo, dominar o formato de clube de compras e elevar o padrão operacional das nossas lojas de varejo. Para isso, adotamos um formato mais simples, eficiente e competitivo, executado por uma equipe que traz a dor de dono, o senso de urgência, o inconformismo e a capacidade de execução como comportamentos-chave dentro na nossa nova cultura organizacional.

Em março de 2021, foi anunciado um acordo de venda do Grupo Big pelos seus acionistas ao Grupo Carrefour Brasil. O negócio está sujeito à avaliação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e tramites padrão em negócios dessa natureza.

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
Linkedin