Monitoramento de bovinos e combate ao desmatamento

Somos a primeira rede varejista do Brasil a monitorar a origem carne bovina produzida nos biomas Amazônia e Cerrado, com um sistema de monitoramento e gestão de risco implementado ainda em 2015. E para acompanhar a evolução tecnológica, os protocolos de controle, e garantir a procedência dos produtos, todos os nossos acordos e sistemas foram atualizados no período entre 2020 e 2021.

Veja abaixo algumas das iniciativas adotadas para assegurar uma gestão de cadeia de fornecimento mais ética e sustentável:

Geomonitoramento: utilizamos análise geoespacial para monitorar os fornecedores ligados à atividade pecuária, cruzando os dados de compra e venda em toda a cadeia com listas públicas de produtores irregulares e análise documental de fazendas e plantas de abate.

Rastreabilidade: contamos com serviço especializado na rastreabilidade da cadeia produtiva de alimentos. Com uso da tecnologia de blockchain, o sistema integra informações de todos os elos da cadeia e garante que os produtores certificados tenham uma atuação de acordo com as normas socioambientais e sanitárias, com o processo todo auditado.

Combate ao desmatamento: somos membros do programa Colaboração para Florestas e Agricultura (CFA), que visa engajar o setor privado na busca pela eliminação do desmatamento nas cadeias de fornecimento. Coordenada pela ONG WWF, a iniciativa conta com um plano de ação até 2025.

Gestão de carbono: promovemos todos os anos uma avaliação socioambiental - com foco em desmatamento - junto aos frigoríficos parceiros. O processo é realizado de acordo com o protocolo estabelecido pela Carbon Disclosure Project (CDP), organização internacional sem fins lucrativos que mede e incentiva empresas a divulgarem informações sobre seus impactos no meio ambiente.

HUB de Fornecedores: para estimular a adesão de boas práticas entre os fornecedores de carne, convidamos nossos parceiros comerciais a integrar o HUB de Fornecedores, em parceria com a ONG WWF. Nesta primeira fase do projeto, ocorre a capacitação e elaboração de um plano de ação para os próximos anos.

Compras Responsáveis: promovemos auditorias anuais regulares em todos os fornecedores de carne in natura das nossas Marcas Exclusivas, com o sistema de bloqueio automático em caso de eventuais irregularidades.

Fim do trabalho escravo e infantil: somos associados a InPACTO, organização sem fins lucrativos que há 15 anos mobiliza diferentes setores no sentido de erradicar o trabalho escravo e infantil no país.

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
Linkedin