Instituto Grupo BIG inicia seleção de jovens para novas turmas da Escola Social do Varejo

Publicado em 04/02/2022

Estão abertas as inscrições para as turmas do primeiro semestre da Escola Social do Varejo (ESV), programa do Instituto Grupo BIG desenvolvido em parceria com o Instituto Aliança que prepara jovens para o mundo do trabalho, com foco no segmento varejista. O curso, integralmente gratuito, é uma porta de entrada para os jovens de baixa renda que buscam o primeiro emprego formal.

Ao todo, são oferecidas 300 vagas em Recife, Salvador e São Paulo (Região Metropolitana, São Bernardo do Campo, Limeira e Ribeirão Preto). Para participar da seleção, é preciso ter entre 18 e 24 anos, ter concluído o Ensino Médio na rede pública e possuir renda familiar de até três salários mínimos. O núcleo em cada estado disponibiliza 100 vagas e a formação é 100% online.

Para isso, os jovens selecionados receberão um tablet com acesso à internet para utilizar durante o período de formação. O curso tem duração de aproximadamente cinco meses, com aulas online ao vivo duas vezes por semana, de duas horas cada, além de outras atividades a serem desenvolvidas na plataforma de Educação a Distância (EAD).

Os alunos que fazem parte da ESV também recebem apoio e orientação para a busca de oportunidades de emprego. Um dos maiores atrativos é o alto índice de inserção no mercado de trabalho, que alcança 80%, a maioria em empresas de médio e grande porte. O certificado é emitido pela Universidade Estadual do Ceará como curso de extensão.

As inscrições vão até 21 de fevereiro, às 23h59, ou até atingir mil candidatos por núcleo. Na primeira etapa, os interessados devem preencher o formulário de inscrição online para a cidade de interesse, disponíveis nos seguintes links:

SÃO PAULO: https://forms.gle/whNt8LFDCRzXwTw58

PERNAMBUCO: https://forms.gle/xGaZTQGXdRWjHdGp8

BAHIA: https://forms.gle/dGQSX83bpBV8hknz6

Processo seletivo

O processo seletivo da Escola Social do Varejo passou por mudanças em função da pandemia com o objetivo de reduzir o número de fases e torná-lo mais ágil. A primeira etapa envolve o preenchimento da ficha de inscrição, já selecionando o período – manhã, tarde ou noite – em que o candidato poderá participar das aulas virtuais, caso seja aprovado. Nesta fase, também é apresentado um vídeo explicativo sobre a ESV.

Ao final, é necessário selecionar um horário para participar da etapa seguinte. Os jovens que estiverem dentro dos critérios para admissão no programa recebem links para participar de grupos de WhatsApp e receber informações sobre os próximos passos. Na segunda etapa, os inscritos participam de uma dinâmica de grupo online e respondem a uma sondagem para avaliação de conhecimentos gerais com a equipe de educadores e coordenadores da ESV. Com o modelo, é possível iniciar as dinâmicas mesmo com as inscrições ainda em curso.

As informações sobre o processo estarão disponíveis no site do Instituto Grupo BIG e nas redes da ESV no Facebook e Instagram. O início das aulas está previsto para 24 de fevereiro.

Para realizar a matrícula, os candidatos aprovados precisam dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, declaração de conclusão do Ensino Médio ou a Ficha 19, título de eleitor, foto 3x4 e carteira de trabalho. Para os candidatos do sexo masculino, é necessário também o certificado de reservista do Exército Brasileiro ou CDI – Certificado de Dispensa de Incorporação.

Sobre a ESV

A Escola Social do Varejo existe desde 2010 e nesse período mais de 10 mil jovens já passaram pela formação. A metodologia da ESV contribui para o desenvolvimento de competências socioemocionais, fundamentais para o êxito do profissional do século 21, além de ajudar os jovens a pensar em seu projeto de vida. A formação, de 330 horas, também se dedica a aproximá-los do dia a dia das empresas.

Sobre o Instituto Grupo BIG

Com mais de 15 anos de atuação, o Instituto Grupo BIG (IGB) é responsável pela estratégia e gestão do investimento social do Grupo BIG. Realiza programas e ações voltados para a capacitação e inserção de jovens no mercado de trabalho e para o desenvolvimento das comunidades onde o grupo está presente. Além disso, para reforçar o compromisso da empresa com a comunidade, promove ações de voluntariado corporativo.