Dia Mundial do Meio Ambiente: lojas Grupo BIG ampliam ações de incentivo à coleta de resíduos

Publicado em 05/06/2021

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 05 de junho, é uma data marcada pela realização de eventos e atividades em todo o planeta para fomentar a conscientização e adoção de políticas voltadas à preservação ambiental. Comprometido com a causa, o Grupo BIG tem como um de seus principais pilares o incentivo ao aprimoramento da cadeia de valor no varejo, englobando todo o ciclo de vida dos produtos comercializados em loja. Para isso, a empresa investe em ações com o objetivo de estimular os consumidores a adotar práticas mais sustentáveis na fase pós-consumo, exigindo também um elevado padrão de gestão ambiental por parte de seus fornecedores e parceiros de negócios.

Nesse sentido, as lojas do Grupo BIG contam com uma série de programas com foco na logística reversa, que é o reaproveitamento e a reciclagem de produtos e materiais como forma de reintroduzi-los novamente na cadeia de valor, evitando assim uma nova busca por recursos na natureza e possibilitando o seu descarte de forma ambientalmente adequada. Por meio de seus programas e parceiros, a empresa busca incentivar os seus clientes a participar ativamente deste processo, oferecendo alternativas adequadas para a destinação resíduos como eletroeletrônicos, lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias e embalagens de produtos em geral.

Entre os parceiros da marca, está a startup gaúcha Ciclo, que tem como proposta recompensar financeiramente os consumidores que realizam a destinação correta de seus resíduos. O projeto piloto já foi implementado no hipermercado BIG da cidade de Cachoeirinha (RS), possibilitando assim a troca de embalagens recicláveis por créditos financeiros que são depositados diretamente no cartão de crédito do programa. Desta forma, os clientes podem utilizar os recursos acumulados para adquirir novos produtos na unidade e em outros estabelecimentos parceiros do programa.

Outra iniciativa importante para incentivar o consumo consciente e reduzir o descarte inadequado de resíduos é a parceria com a Molécoola Reciclagem, programa de fidelidade ambiental que oferece vantagens como aparelhos eletrônicos, recarga de celular e créditos em aplicativos de transporte na troca por materiais recicláveis limpos. Com o modelo, as embalagens depositadas nos containers são separadas transformadas novamente em matéria-prima.

Na região Nordeste, iniciamos também com a parceria da SO+MA, programa de fidelidade que utiliza a coleta de resíduos como moeda de engajamento para criar novos hábitos e promover um ambiente empreendedor nas comunidades de baixa renda, com o manejo dos materiais recebidos realizado por cooperativas de catadores. Por meio de um sistema de pontuação online, todos os resíduos entregues são computados, transformados em pontos e trocados por produtos alimentícios e itens de cuidados básicos. Além de receber os itens na troca, os participantes também têm acesso a um relatório com números e informações sobre o impacto ambiental positivo gerado com a iniciativa. O projeto piloto já está em fase de implantação no BIG Bompreço Iguatemi, na cidade de Salvador (BA).

Descarte de lâmpadas e itens eletrônicos

As lâmpadas fluorescentes, que possuem a presença de mercúrio em sua composição, também necessitam de uma destinação adequada para não impactar o meio ambiente. Em parceria com a empresa Reciclus, diversas lojas do Grupo BIG disponibilizam Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para incentivar o descarte correto das lâmpadas, que têm os seus componentes separados e reutilizados na fabricação de novos produtos. Já o mercúrio, depois de extraído, é recuperado em seu estado líquido elementar.

Com relação ao descarte de produtos eletrônicos, a empresa também oferece Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) em diversas lojas por meio da parceria com a Green Eletron. Após a coleta, o material é destinado para reciclagem, onde os aparelhos são descaracterizados e seus componentes reutilizados na fabricação de novos produtos. A iniciativa visa reduzir o descarte inadequado destes produtos, que podem liberar substâncias tóxicas (principalmente metais) e poluir mananciais, o solo, a vegetação e a atmosfera.

Para conhecer os pontos de entrega voluntária, clique aqui

Voltar
Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
Linkedin