Grupo BIG no combate à covid-19

colaboradora passando alcool no carrinho de compras

Desde o início da pandemia, a nossa prioridade tem sido manter as lojas abastecidas e com segurança para todos os clientes e colaboradores. Para isso, adotamos uma série de medidas em linha com a orientação fornecida pelos órgãos de saúde pública:

Saúde em primeiro lugar

Em março de 2020, instituímos o home office para 100% dos colaboradores que atuam no escritório central e na parte administrativa do grupo, disponibilizando toda a infraestrutura necessária para se trabalhar de casa. Neste mesmo período, definimos também o afastamento, com licença remunerada, de todas as mulheres gestantes. Além disso, lançamos campanhas de reconhecimentos para valorizar os colaboradores que estão na linha de frente da nossa operação e demonstrar a importância do seu trabalho nesse momento tão delicado e desafiador para todos nós.

Medidas adotadas nas lojas

Para assegurar o abastecimento em todas as lojas e oferecer um ambiente seguro aos nossos clientes e colaboradores, adotamos medidas como a instalação de placas de acrílico na frente dos caixas e sinalização no chão das lojas para orientar as pessoas sobre a distância mínima a ser adotada para evitar aglomerações nas filas. O uso de álcool gel, disponíveis em displays em vários pontos da loja, também é utilizado para finalizar a higienização dos carrinhos de compra após a lavagem tradicional com água e sabão. O mesmo procedimento foi adotado para a limpeza dos corrimões. Na entrada das lojas, os carrinhos voltam a ser higienizados mais uma vez com o álcool em gel. As lojas também passam por processo de desinfecção periodicamente por meio de vaporizadores. Estruturamos também uma central de monitoramento, coordenada pela equipe de medicina do trabalho da empresa. Essa central monitora todos os casos suspeitos e orienta a equipe de colaboradores de lojas e escritórios. Faz parte das orientações a recomendação para que todo funcionário que apresente qualquer sintoma, como tosse, febre ou falta de ar, fique em casa. Em caso suspeitos ou confirmados, toda equipe que teve contato próximo com o funcionário é monitorada por 14 dias.

caixas protegidos e de mascara

Incentivo à vacinação

A vacinação é uma das principais ferramentas de combate à propagação da Covid-19. Consciente da importância dessa corrente de imunização, criamos uma campanha interna para incentivar os nossos cerca de 50 mil colaboradores a se proteger contra o vírus, oferecendo um dia de folga para os membros do time que concluírem o seu ciclo de vacinação (1ª e 2ª doses, ou dose única). Para ter direito ao benefício, o funcionário da empresa deve apresentar os comprovantes e combinar a data desejada com o gestor responsável.

Comitê de combate ao novo coronavírus

Com o avanço da pandemia no país, foi criado um comitê de gestão para permitir o alinhamento estratégico entre as equipes e o compartilhamento de informações de forma ágil. Fomos rápidos também na criação de um canal interno e exclusivo aos nossos colaboradores, o “Alerta Corona Grupo BIG”, onde são reunidas as informações diárias sobre o tema e esclarecemos as dúvidas de nossos colaboradores. A iniciativa permitiu a criação de um banco de dados como forma de compilar as informações e gerar insights para nossa liderança, que utiliza estes insumos para antever cenários e se preparar de forma adequada para os desafios e situações decorrentes da pandemia. Em paralelo, intensificamos também a nossa comunicação interna com os líderes por meio de videoconferências com o nosso CEO e demais membros do comitê executivo, além de reforçar a comunicação via e-mails, informes nas mídias digitais e por meio do nosso manual de boas práticas. Mantemos também o contato com as entidades que representam o setor para debater o tema e alinhar as medidas de acordo com as orientações fornecidas pelo governo e órgãos de saúde pública.

Cabines de desinfecção

Cabines de desinfecção

Pensando em oferecer um ambiente mais seguro em nossas lojas, investimos também na instalação de cabines de desinfecção de compras em diversas unidades. Com a utilização de raios ultravioleta, a tecnologia atua para reduzir de forma considerável a carga viral na superfície das embalagens, complementando assim a higienização dos produtos. A estrutura comporta um carrinho por vez, com até 50 itens, e o processo de desinfecção leva 90 segundos.

#ATITUDESBIG

ATITUDESBIG

Para diminuir o impacto causado pela pandemia nas comunidades onde estamos presentes, iniciamos em março a campanha #ATITUDESBIG para apoiar as pessoas em situação de vulnerabilidade durante o período de quarentena. Por meio da parceria com entidades como o Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul, Mesa Brasil e Amigos do Bem, distribuímos mais de 250 toneladas de alimentos, 60 mil litros de produtos de limpeza e quase 30 mil itens de higiene pessoal para diversas famílias impactadas pela pandemia. Por meio do Instituto Grupo BIG, continuamos promovendo campanhas de doações de clientes e funcionários destinadas às nossas ONGs parceiras.

Novos serviços digitais

big

Para oferecer uma nova alternativa de compra durante o período de isolamento social, lançamos o serviço de delivery BIG em Casa, que conta com a parceria plataformas iFood, Rappi, Cornershop, Uber, Uber Eats, Supermercado Now e Americanas Mercado para realizar as entregas das bandeiras BIG, BIG Bompreço, Maxxi Atacado, Sam’s Club, Super Bompreço, Nacional e TodoDia. Com uma equipe treinada e dedicada exclusivamente ao atendimento e seleção (picking) dos produtos, o BIG em Casa está disponível para compras tanto com perfil emergencial como também abastecedor nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Em abril de 2021, apresentamos também uma nova alternativa de compra para o consumidor, com o lançamento da plataforma de e-commerce das lojas BIG, BIG Bompreço e Sam’s Club. Com a novidade, os clientes agora podem abastecer suas residências de forma ágil, gratuita e sem sair de casa. Para isso, basta acessar o site www.big.com.br, www.bompreco.com.br ou www.samsclub.com.br. Na loja virtual, é possível adquirir itens das categorias de alimentos, bebidas, limpeza, higiene pessoal e beleza com o mesmo preço das lojas físicas. A entrega é gratuita, com valor mínimo de R$ 30,00 para as compras nos hipermercados e de R$ 80,00 no clube de compras. Outra novidade é o serviço Click e Retire, que já está disponível em muitas de nossas lojas. Com o modelo, o cliente deve acessar a plataforma de e-commerce, escolher os produtos desejados e agendar o horário de retirada na unidade mais próxima. A seleção dos produtos é feita pela equipe de picking e, ao chegar na loja, o cliente encontra um espaço exclusivo para realizar o pagamento e retirar as suas compras, tudo isso sem precisar sair do carro.

Processo seletivo 100% digital

Para contribuir com as medidas de isolamento social, o nosso processo seletivo também foi adaptado para que todas as etapas ocorram de forma 100% digital. Além de preservar a saúde das pessoas, a mudança também é importante para dar mais agilidade às contratações. Para isso, disponibilizamos uma série de informações no nosso site sobre como o interessado deve prosseguir em cada etapa e temos uma equipe trabalhando em home office para monitorar o e auxiliar os candidatos em caso de dúvidas.

Treinamentos digitalizados

Como o senso de urgência e a capacidade de execução são algumas das principais marcas do nosso time, todos os módulos dos cursos tiveram o seu conteúdo readequado para o formato digital, permitindo assim a realização dos treinamentos por meio de videochamadas, e com o apoio de cartilhas e guias explicativos desenvolvidos para cada área de negócio. Essa adaptação tem sido fundamental para a nossa estratégia, já que 70% das atividades estavam inicialmente previstas para ocorrer de forma presencial.

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